Publicações físicas

ISBN para publicações impressas a pedido

Para fins de atribuição de ISBN, a impressão a pedido é, simplesmente, uma forma de tecnologia de impressão. Uma publicação impressa a pedido é feita em resposta a um pedido específico de um consumidor. Esses pedidos, normalmente, são por cópias únicas de publicações que, de outra forma, seriam consideradas esgotadas. Um novo ISBN necessário, apenas se a versão impressa a  pedido for um produto diferente da versão originalmente publicada. (p. ex. se uma versão em capa dura se torna uma versão em capa mole). Uma versão “individualizada” ou “personalizada” de um livro impresso a pedido, quando o consumidor, e não o editor, dita o conteúdo do livro, e com disponibilidade limitada, não receberá um ISBN.


Cursos

Um curso é uma compilação física ou digital de materiais diferentes e pode incluir extratos de livros, artigos de periódicos, materiais elaborados por professores e, possivelmente, materiais de multimídia. Os componentes individuais devem receber ISBNs somente se forem disponibilizados separadamente e elegíveis para ISBN. O curso em si não deve receber um ISBN se for personalizado para um usuário final individual.  No entanto, se o curso for disponibilizado mais amplamente (p.ex., através de livrarias universitárias), deverá receber um ISBN.


Pequenas editoras e autopublicações

Autopublicação é quando um livro (digital ou impresso) é publicado por seu autor sem o envolvimento de um editor estabelecido. Ele assume o risco financeiro e é responsável por todos os processos e terceirizar todo ou parte do processo a empresas que prestam esses serviços. Nestes casos de autopublicação, o autor é tratado como editor.