Tire todas as suas dúvidas sobre a nova emissão do ISBN

O novo sistema implementado pela Câmara Brasileira do Livro é 100% online.

Se você já possuía cadastro no ISBN, não se preocupe. Você fará um novo cadastro sem qualquer custo. Clique aqui e faça seu cadastro.

Caso você ainda não possua cadastro, basta se cadastrar para solicitar seu ISBN, clique aqui.

Sim. Todos os ISBNs já atribuídos pela FBN continuam válidos.

Sim. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (nº 13.709/2018), é proibido o compartilhamento de informações privadas entre organizações e instituições sem a permissão do usuário. Dessa forma, a Biblioteca Nacional não tem autorização para repassar à CBL os dados pessoais dos já inscritos no ISBN.
Não. O processo de cadastro no Portal de Serviços da CBL não possui taxas.
O valor para emissão do ISBN é de R$ 26,15 (vinte e seis reais e quinze centavos), a unidade.

Sim. Ele será emitido na mesma plataforma do ISBN.

Os selos editoriais devem sempre estar ligados a um CNPJ, por isso, a editora deverá cadastrar o CNPJ e indicar os selos que devem ser a ela atrelados.

Não. Você pode se cadastrar como pessoa física, caso seja o responsável pela edição da obra. É necessário apenas ter um CPF válido. Para isso, basta se cadastrar, preencher o formulário com as informações da obra.

Sim, entretanto, é necessário lembrar que a atribuição de ISBN é feita para o livro em todos os seus formatos, mapas e alguns materiais digitais. Clique aqui para ver que publicações recebem e  que publicações não recebem ISBN. Veja as regras de atribuição no manual do usuário.

Não será mais necessário solicitar 2ª via dos serviços, pois eles estarão disponíveis no seu painel de serviço em nosso site. Basta entrar com seu login e senha para visualizar seus ISBNs e códigos de barra.

Não. Entretanto, ser associado CBL garante uma série de benefícios, como: 

  • assessoria jurídica gratuita; 
  • preços especiais em Feiras Nacionais, Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Feiras Internacionais, Encontro de Editores e Livreiros, Prêmio Jabuti, Escola do Livro; 
  • preços especiais em emissão de Ficha catalográfica (reúne os dados da obra, como nome do autor, editora, ano de publicação, ISBN e assunto, auxiliando bibliotecas, editoras e livreiros na organização do conteúdo);
  • acesso carta de exclusividade (necessária para que sua editora, como detentora dos direitos autorais relacionados a determinada obra, possa negociar tiragens da mesma destinadas à compra governamental sem processo licitatório);
  • acesso às áreas restritas do nosso site;
  • acesso às pesquisas de mercado.

Clique aqui e associe-se.