Conheça quem são os leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) que participaram da 1ª Seleção de títulos infantis e juvenis, publicados no Brasil, para compor o Clube de Leitura, no site da ONU, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. A realização do projeto no Brasil é uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da FNLIJ e da Federação Brasileira de Bibliotecários (FEBAB).



 

Alice Aurea Penteado Martha     
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1969), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Letras Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atua como professor permanente no Curso de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, sociologia da leitura, literatura infantil, literatura brasileira. É leitora-votante, desde 2005, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ, Coordenadora do Centro de Estudos de Literatura, leitura e escrita: história e ensino - CELLE, certificado pelo CNPq/UEM; participa do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola, que congrega professores de diversas universidades do país. Foi coordenadora do GT de Leitura e Literatura Infantil e Leitura, da ANPOLL, de 2010 a 2014.
 

Ana Crelia Dias
Possui mestrado e doutorado em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua como docente. Coordena o GT Literatura e Ensino da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística. Realiza pesquisas em Literatura Brasileira, Literatura Infantil de Língua Portuguesa e Literatura e Ensino. É leitora-votante da Fundação Nacionais do Livro Infantil e Juvenil desde 2019.
 

Cybelle Saffa
Doutora em Inglês com foco em Tradução de Literatura Infantil e Juvenil. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Barca dos Livros, no qual auxilia na seleção e curadoria de obras para o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira do IBBY, sob coordenação da Prof. Dra. Tânia Piacentini, leitora-votante da FNLIJ desde a década de 1980.
 

Fabíola Farias 
Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2010.
 

Gláucia Maria Mollo
Mestre em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Bacharel em Biblioteconomia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Licenciatura em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). É leitora-votante da Fundação do Livro Infantil e Juvenil desde 1999.
 

João Luís Ceccantini
Professor de Literatura Brasileira na UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Leitura e Literatura na Escola”. Integra a “Red Temática de Investigación Literaturas Infantiles y Juveniles en el Marco Ibérico”, vinculado à Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. É leitor-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2007.
 

Leonor Werneck dos Santos
Professora Titular de Língua Portuguesa da UFRJ, onde atua desde 1995, com Mestrado e Doutorado pela UFRJ. Pós-doutorado em Linguística na Universidade Aberta-Portugal e na Universidade Federal do Ceará. Ex-professora de ensino fundamental e médio. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2013.

Luiz Percival Leme Britto
Luiz Percival graduou-se em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem desde 1982, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo estudos em Leitura e Formação e em Ensino da Língua Portuguesa. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua na graduação e na pós-graduação em Educação. Foi presidente da Associação de Leitura do Brasil, membro da coordenação nacional do Proler e do Movimento por um Brasil Literário, e professor de referência da Olimpíada de Língua Portuguesa no Estado do Pará. Entre suas publicações destacam-se “Ao revés do Avesso– leitura e formação” (ed. Pulo do Gato), Inquietudes e desacordos – a leitura além do óbvio e Contra o consenso – cultura escrita, educação e participação (ed. Mercado de Letras). É leitor-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2010.
 

Maria das Graças Monteiro de Castro
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UFG. Professora Associada da FIC/UFG. Leitora-votante do Prêmio FNLIJ desde 1991. Presidente da Comissão de Bibliotecas Escolares da FEBAB.
 

Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da UFSC. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Representa o grupo LITERALISE como parte do grupo de leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2019.
 

Maria Zélia Versiani Machado
Professora do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do GPELL - Grupo de Pesquisa do Letramento Literário - do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FaE/UFMG. Membro de Grupo de Pesquisa LEPI - Leitura e Escrita na Primeira Infância - da FaE/UFMG. O GPELL/ Ceale faz parte do grupo de leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 1996.
 

Marisa de Almeida Borba
Pedagoga. Leitora-votante da Seleção Anual de livros de literatura infantil e juvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, desde 2001 (Prêmio FNLIJ). Participação na seleção de 10.000 mil títulos, realizada pela FNLIJ, para o acervo da Biblioteca Parque Estadual na cidade do Rio de Janeiro. Membro do júri do Concurso Literário da Fundação Biblioteca Nacional e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Professora de cursos de promoção de leitura para a implantação das bibliotecas comunitárias do Projeto Ler é Preciso, parceria da FNLIJ com o Instituto Eco Futuro e do Curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores, coordenado pela FNLIJ, para a SME-Rio, desde 2006.
 

Margareth Silva de Mattos
Doutora em Estudos de Linguagem e Especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF. Professora colaboradora da UFF. Integrante dos grupos de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde (LeLiS-UFF) e Leitura, Fruição e Ensino (LeiFEn-UFF). Leitora-votante e colaboradora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) desde 2017, com participação anterior pelo Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE-UFF) de 1997 a 2014.
 

Neide Medeiros Santos 
Natural do Rio Grande do Norte (Jardim do Seridó), radicada há muitos anos na Paraíba (João Pessoa). Professora aposentada da UFPB, pesquisadora, escritora e crítica literária. É Doutora em Estudos Literários (UNESP/Car). Autora de livros sobre leitura e literatura infantil. Leitora-votante da FNLIJ desde 2001. É Coordenadora do projeto "Mandala de Livros''. Escreve uma coluna semanal no jornal "A União" sobre literatura infantil. Na área teórica, publicou "Livros à espera do leitor” (2009) e "Autores e livros em contraponto" (2016). 
 

Patrícia Corsino 
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, leitura, escrita e educação-LEDUC e do grupo de pesquisa "Infância, linguagem e educação". Desenvolve projetos de ensino, pesquisas e extensão nas áreas: infância, linguagem, leitura, escrita, literatura infantil, Educação Infantil (políticas, práticas e formação de professores). É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2016.
 

Rosa Maria Ferreira Lima

Bibliotecária, especialista em Leitura e Formação de Leitura (UFMA). Planejamentos e Projetos Sociais (SEPLAN/MA). É leitora-votante da Premiação da FNLIJ, desde 1990, e integra o corpo de jurado da seleção anual "Os 30 Melhores Livros para Criança" da Revista Crescer. Proprietária da Livraria Saci Pererê em São Luís- Maranhão.
 

Raquel Souza
Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, mestra e doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária na mesma instituição. É professora do Colégio Pedro II, onde também integra o Núcleo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.  É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2019.
 

Vanessa Camasmie
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, orientação da Profa Dra Patrícia Corsino, 2017), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, orientação da Profa Dra Edith Frigotto, 2011) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, orientação da Profa Dra Anna Helena Moussatché, 2008). Realizou o doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona onde recebeu a orientação da Profa Dra Teresa Colomer. Atualmente, é professora do Colégio Pedro II e coordena o componente curricular Literatura dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 2019.
 

Vera Teixeira de Aguiar
Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, Professora Titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil e Leitura, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens. Pesquisadora do CNPq, entre os projetos que desenvolveu está "Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto, suas modalidades narrativas e proposta metodológica de leitura através da construção de base de dados digital" (2013-2016). É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil desde 1980.
 

Coordenação da Seleção: Elizabeth Serra
Formada em pedagogia, é Secretária Geral da FNLIJ/IBBY Brasil, desde 1989. Fez parte da Comissão Coordenadora do Proler (1996 a 2002), representando a FNLIJ. Em 2003, dirigiu a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro. Foi eleita para o Comitê Executivo (2000 a 2004), bem como escolhida para a vice-presidência do IBBY. Recebeu a Ordem do Mérito da Cultura (2000) e a Ordem do Mérito Educativo (2002). Fez parte da criação do Movimento Brasil Literário.

 

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