Você sabe o que é catalogação?

O documento permite que livros e demais publicações sejam organizadas em acervos

A ficha catalográfica está presente em toda e qualquer obra. Basta virar a página de rosto de um livro e você irá se deparar com aquela caixa de texto em formato retangular, com dados que, inicialmente, podem não ter significado ou lógica. Mas é graças ao conjunto de informações contidas ali que um bibliotecário consegue encontrar uma obra procurada por você em uma biblioteca, por exemplo. Cada como espaço, ponto e vírgula tem uma finalidade no sistema.

O documento também padroniza a catalogação em âmbito nacional e internacional, e deve ser criado por profissionais com formação em Biblioteconomia, de acordo com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

“A catalogação é representação descritiva de uma obra tanto em aspectos físicos como temáticos, ou seja, deve ser a cópia fiel da página de rosto”, afirma Maria Alice Ferreira, bibliotecária da Câmara Brasileira do Livro. Ela ainda ressalta que, de acordo com as regras, a página de rosto é o principal elemento na elaboração de uma ficha. Por isso é importante que esse espaço não sofra alterações depois que a ficha catalográfica for emitida.

“A catalogação auxilia bibliotecários, editores e livreiros, facilitando a divulgação das mais diversas publicações entre usuários. Isso se dá, porque a ficha catalográfica contém o nome do autor, título, assunto, editora, local, ano de publicação, ISBN e assuntos. Todos elementos fundamentais para registrar e organizar diversas obras em um acervo”, acrescenta.