Passo a passo da catalogação na CBL

Entenda como acontece o processo de emissão da Ficha Catalográfica na Câmara Brasileira do Livro

Com uma equipe formada por bibliotecários com o Certificado Regional de Biblioteconomia, a Câmara Brasileira do Livro disponibiliza um modelo de catalogação bem completo. Os colaboradores do departamento classificam e catalogam obras dos mais diversos assuntos e formatos, como livros impressos e digitais.

“Atendemos editoras e autores independentes de vários segmentos, associados e não associados, sempre em busca de elaborar o serviço padronizado de catalogação na publicação, facilitando o trabalho dos envolvidos na produção e divulgação do livro”, ressalta Maria Alice Ferreira, bibliotecária da CBL.

A emissão do documento acontece em etapas e leva em consideração cada um dos elementos e dados de uma obra. Tudo começa na análise do formulário e do material enviado pelo editor. Passa-se então para a fase de representação temática, que relaciona cada obra de acordo com suas áreas de conhecimento. Utiliza-se a CDD para todas os campos do conhecimento, a CDU para obras do universo jurídico e a NLM para temas da saúde, por exemplo. E por fim, acontece a classificação de cada livro ou publicação monográfica.

Além de todos os dados necessários para a catalogação de uma publicação, o documento emitido pela CBL recebe o nome do bibliotecário responsável e o número do CRB ativo, o Certificado Regional de Biblioteconomia, conforme Resolução 184/2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia.