História – Catalogação no Brasil

Conheça alguns marcos importantes sobre a Ficha Catalográfica no país.

  • 1934 – Ano em que surgem as primeiras pesquisas sobre a importância de um código nacional, como o trabalho de Jorge Duarte Ribeiro, intitulado “Regras bibliográficas: ensaios de consolidação”.
  • 1940 a 1960 – Décadas marcadas por intensas discussões em torno da regulamentação da profissão de Biblioteconomia no Brasil, além de contar com dezenas de encontros que ajudaram a definir os rumos da catalogação no país e suas principais regras e aplicações.
  • 1970 – Regina Carneiro, a primeira bibliotecária chefe no departamento de catalogação da Câmara Brasileira do Livro, destacou a importância da CIP – Cataloging in Publication. Ela atuou junto aos Editores e Livreiros brasileiros na defesa pela adoção da “Catalogação na Fonte”. Seus esforços contribuíram para a uniformidade da catalogação em âmbito nacional, a melhoria do intercâmbio de informações bibliográficas no país; e o favorecimento dos serviços de bibliotecas localizadas no interior do Brasil, tão carentes de recursos materiais, financeiros e humanos especializados.
  • 1976 – A CIP - Cataloging in Publication - é estabelecida internacionalmente.
  • 2003 – Ano em que a CIP foi oficializada no Brasil com a publicação da Lei do Livro, nº10.753, de 30 de outubro. E a ficha catalográfica passa a ser obrigatória em todas as publicações.